topo
linha2

Fotogaleria

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

» Home » Crónicas e Artigos » Rui Pedro Ávila » FUTEBOL – voltar às “origens”…

 

FUTEBOL – voltar às “origens”…

 

Estamos a viver tempos “novos” e disso já não restam dúvidas a ninguém.

As comunidades estão atravessando transformações inimagináveis há poucas décadas atrás.

Os hábitos e os costumes mudaram nem interessa se para melhor…

As nossas gentes estão diferentes… e os nossos jovens também… É mesmo assim: aceitá-lo e procurar assimilá-lo.

Mas fica a nostalgia de outros tempos passados… lá isso fica, tal como, na minha juventude também me “atiravam à cara” – os meus tios e outros amigos então já seniores (como hoje são classificados) – que também no tempo de juventude deles é que tinha sido bom… E assim vamos nesta “cadeia” natural de alteração/adaptação a novos hábitos sociais, tendências musicais, novas formas de convívio: discotecas com dj’s (disco-jóquei) afamados e karaoké em vez de “bailes da paróquia”, kickboxing (desporto de combate como o boxe ou tipo arte marcial), o Futsal, ora praticado em pavilhões e durante o inverno também e eu sei lá que mais outras formas de passar os tempos livres que a Juventude de hoje vai encontrando.

Nas Festas de Verão são os “concertos de música jovem ao ar livre”, já quase ultrapassando os “concertos” das nossas Filarmónicas que, estas sim, ainda vão resistindo e até angariando novos elementos – jovens – o que é e será sempre de destacar, bem como as “folgas de Chamarritas” e um ou outro agrupamento de folclore que teimosamente vai resistindo…

Dos outros tempos, restarão os bailes carnavalescos e pouco mais, já nem os bailes de verão em esplanadas ao ar livre…

O desporto desenvolveu-se e muito nas Escolas Secundárias e nos clubes a nível dos escalões de formação, aqui nem sempre com as melhores orientações, mas fica a boa-vontade de dirigentes abnegados – o presidente do Lajense - Orlando Ávila é um dos exemplos - e de alguns formadores, faltando muitos mais para trabalhar conscienciosamente com crianças e jovens em idade de aprendizagem social e desportiva.

Ora no último domingo, assisti a um dos velhos dérbis da ilha, em Futebol Sénior: Clube Desportivo Lajense e Futebol Clube da Madalena a contar para o Campeonato da Associação de Futebol da Horta 2012/2013. Tarde excelente atendendo à época do ano. Moldura humana aceitável.

Entusiasmo quanto baste. Jogadores conhecidos, da nossa terra, mas mesmo muitos. Treinador da ilha, por parte da Madalena – Norberto Maciel e o do Lajense há anos por cá radicado nas ilhas do Triangulo – Celestino Ribeiro. O resultado foi uma Festa para os que venceram (Lajes 3-0) mas para mim foi o reviver de outros jogos de outros tempos, também com outros resultados e sempre com os mesmos fervores clubísticos de parte a parte.

Então a diferença?

Só esta: tantos jovens mas mesmo muitos jovens que eu, e os outros que comigo presenciaram este jogo, conhecíamos porque são da nossa ilha…

Não sei se o Hugo Azevedo era o menos jovem, mas para mim foi dos melhores em campo.

Faltavam-me estas tardes de futebol, podem crer…

De certeza que este futebol é mais consentâneo com as verbas que os municípios podem atribuir ao desporto e já agora: Parabéns aos juniores do Lajense que, treinados por Celestino Ribeiro, são já campeões 2012/2013 da A. F. da Horta e irão em breve disputar a final regional com as outras equipas congéneres de Angra e Ponta Delgada.

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

  Voltar para Crónicas e Artigos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007